quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a ONG Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o estado de Santa Catarina registra por mês, em média, 500 casos de abuso e 100 de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Só em Blumenau, cerca de 30 ocorrências são registradas todos os meses.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, várias campanhas são promovidas buscando estimular a denúncia contra esses casos. Em Florianópolis, serão realizadas diversas atividades culturais na escadaria da Catedral, além de palestras e colagem de adesivos da
campanha “Infância e Adolescentes Protegidas", nos veículos de transporte público da capital. As ações serão desenvolvidas pelo Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Assistência Social, Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e CELESC.

Na região do Vale do Itajaí, na cidade de Timbó, a prefeitura irá promover uma campanha para conscientizar a população através da distribuição de panfletos com explicações sobre os tipos de violência que podem ser praticadas e como identificar quando alguma criança é vítima de abuso.

Na cidade de Blumenau, a Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), através do Serviço Sentinela, vai recepcionar as famílias atendidas com flores, materiais educativos e informações sobre a violência praticada contra crianças e adolescentes. O Serviço Sentinela integra o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da Semascri e atende, por mês, cerca de 300 crianças e adolescentes, acompanhados de seus familiares, que já sofreram algum tipo de violência
física ou sexual e necessitam de apoio psicológico.

O dia 18 de maio foi escolhido para representar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devido a um crime que ocorreu em Vitória, no Espírito Santo. No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de apenas nove anos, foi assassinada. O seu corpo foi encontrado seis dias depois totalmente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os autores do crime eram pessoas influentes na cidade e nunca foram punidos.

Para denunciar qualquer suspeita de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes deve-se ligar para o disque 100. O número é válido em todo o território nacional, a ligação é gratuita e pode ser feita por telefone fixo ou celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário